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quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A bordo do NOVO CROSSFOX, bom consumo de combustível para a categoria.

Uma viagem-teste de 740km com o novo CrossFox

EDUARDO SODRÉ
Publicado:
4/12/09 - 0h00
Atualizado:
4/12/09 - 0h00





O novo CrossFox Foto de Divulgação





O novo CrossFox Foto de Divulgação
RIO - Um senhor bate com os dedos no vidro do CrossFox. Abro a janela e ele pergunta: "É a segunda pintura?" Respondo que não, é a cor original. Recebo parabéns pelo carro, o sinal abre e sigo em frente. A pintura cor-de-abóbora (registrada como Laranja Atacama) é uma das novidades do novo CrossFox, meu companheiro na viagem de São Bernardo do Campo, em São Paulo, ao Rio. Ao todo, foram 740 quilômetros (um dia de estrada e três de cidade), com direito a chuva, névoa e muitos olhares.
As primeiras impressões vieram dos outros. Na Marginal Tietê, a senhora no carona do Fit fez caretinha de nojo. Já o motoboy reduziu seu ritmo para elogiar. "Show, mano!", disse ele em palavras tão curtas quanto a distância que ele passou do retrovisor direito. Na maior parte do tempo foi assim: os simples de coração sorriam com simpatia, e o pessoal dos sedãs pretos-e-pratas olhava com estranheza. Se o automóvel tivesse uma pintura convencional, seria diferente. O novo CrossFox é mais discreto do que o anterior - e isso já é uma boa notícia.Confira aqui mais fotos do novo CrossFox.
A Volkswagen soube aproveitar o novo desenho do Fox e não poluiu demais esta versão à fantasia. Há enormes faróis auxiliares na parte inferior, incrustados na grade tipo colmeia. O tamanho tem a ver com o acúmulo de funções, pois os fachos de milha e neblina dividem espaço neste conjunto.
A régua plástica que trazia o nome do carro no para-choque frontal (e que lembrava um quebra-mato) foi aposentada, em nome do bom gosto. No teto, o rack também mudou: saem as barras transversais, entram as longitudinais. As molduras pintadas de cinza metálico (o nome oficial da cor é Satin) mudaram de formato, mas continuam nos mesmos lugares de antes, tanto nos para-choques quanto nas laterais.
Dentro do carro, vou curtindo as melhorias no hatch. Painel decente, ótimo quadro de instrumentos, forração caprichada dos bancos. Sobre a cabeça vai um pequeno teto solar, que estreia entre os itens opcionais.
A posição de dirigir é boa, apesar de o console central invadir o espaço da perna direita. Depois de 500 quilômetros de estrada, o joelho ficou dolorido. A suspensão continua firme e mostrou seu valor na Via Dutra. O CrossFox não balança ao cruzar com caminhões - bem melhor do que o Fox, que oscila lateralmente e é pouco prazeroso na estrada.
A 100km/h, o motor beira os 3.000rpm. O ruído do carro cortando o vento invade a cabine, com um assobio distante que provavelmente tem origem no rack.
A versão testada veio com pneus Pirelli Scorpion. São opcionais e têm desenho um pouco mais apropriado para a terra, mantendo a medida dos originais de asfalto (205/60 R15). São ótimos, pois mantêm a aderência e não causam ruído de rolagem. Debaixo de uma baita chuva, o CrossFox seguia perfeitamente controlável.
O motor 1.6 não é o supra-sumo da tecnologia, mas o câmbio que o comanda é dos melhores. Os engates são precisos e as relações, bem acertadas - de fazer corar as caixas de Renault Sandero Stepway e Fiat Idea Adventure. Como o pedal de embreagem é leve, foi fácil suportar o trânsito pesado de São Paulo.
As curvas da estrada eram pouco desafiadoras, até que chegamos à Serra da Araras. Vamos descendo com cautela, mas sem medo. A carroceria inclina pouco e a dianteira curta do carro é obediente: sempre volta para o caminho certo.
Ao fim do teste, as contas mostrou ótimas médias de consumo de gasolina - 13,9km/l na estrada (a 110km/h) e 9,7km/l na cidade. Com álcool, nas mesmas condições os números foram apenas razoáveis: 9,2,km/l e 6,4km/l, respectivamente.
Os preços começam em R$ 45.550, mas o ar-condicionado é opcional. A configuração mais vendida sai por R$ 49.390 e vem com ar, computador de bordo, trio elétrico, alarme e repetidores de seta nos retrovisores.
Gostou do Laranja Atacama? É pintura sólida, portanto o carro não fica mais caro com ela. Só não espere a aprovação da turma do preto-e-prata...FICHA TÉCNICA:
PREÇO: A partir de R$ 45.550
ORIGEM: Brasil
MOTOR: Transversal, quatro cilindros, 8v, 1.598cm, 101cv/104cv (a 5.250rpm), torque de 15,4kgfm/15,6kgfm (a 2.500kgfm)
TRANSMISSÃO: Tração dianteira, câmbio manual de cinco velocidades
PNEUS: 205/60 R15
DIMENSÕES: Comprimento: 4,03m; entre eixos: 2,47m; peso: 1.131kg
DESEMPENHO: 0 a 100km/h: 11s (A); máxima de 175km/h (A)
CONSUMO*: 6,4km/l (A), 9,7km/l (G); estrada: 9,2km/l (A), 13,9km/l (G)*Medição de CARROetc

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