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segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Teste WebMotors: Fiat Uno Economy honra sobrenome, mas não tradição

Versão é a mais econômica do Novo Uno, mas ainda fica aquém de seu antecessor

(27-01-12) – Eis uma nova versão de um hatch compacto, com mudanças cosméticas e mecânicas, visando melhorar o consumo de combustível. Você já viu isso em carros 1,0L (Fiat Mille Economy e Gol Ecomotion) e 1,6L (Linha BlueMotion da VW). Mas e em carros 1,4L? Bem, essa é a ideia do novo Fiat Uno Economy: oferecer economia por um preço razoável e sem a letargia de um carro mil.

Para isso a Fiat tomou como base a versão Attractive de seu compacto e passou a tarefa de desenvolver o modelo para duas áreas em sua fábrica em Betim (MG). A equipe de marketing ficou com o trabalho mais fácil: tabelou o carro com um preço competitivo (R$ 28.350 na versão duas portas e R$ 30.190 na quatro portas) e adicionou um medidor de consumo analógico no painel, chamado de “econômetro”. Ah, o nome do carro no porta-malas ganhou fundo verde, também.

Já o time de engenharia gastou mais tempo. Debaixo do capô o motor 1,4L de até 88 cv teve a injeção eletrônica e o acelerador de combustível reprogramados. O câmbio teve seu diferencial alongado e os pneus tiveram a pressão aumentada, enquanto a suspensão foi rebaixada em 1 cm para diminuir o arrasto aerodinâmico.

Dureza de ser
O discurso oficial da Fiat é que todas as mudanças foram feitas de olho exclusivamente na economia de combustível. Se isso é mesmo verdade, ela conseguiu corrigir outros problemas do Uno por tabela. O carro perdeu parte daquela moleza em curvas e ganhou mais agilidade no trânsito urbano.

Sim, o diferencial foi alongado visando reduzir as rotações do motor – em especial nas estradas. Só que o remapeamento da injeção e do acelerador fizeram com o que o motor respondesse mais rápido aos desejos do motorista, com torque crescente a partir das 2.000 rpm (chegando ao pico de 12,5 kgfm a 3.500 rpm usando etanol).

Além disso a suspensão mais baixa e os pneus com 35 libras de pressão (contra 28 do Uno Attractive) contornaram aquela sensação de navegar característica do novo Uno. Mas não exagere: ainda se trata de um hatch compacto com teto elevado (1,49 m) e pneus estreitos (175/65 R14). Ah, e a contrapartida disso é que o dono de um Uno Economy notará buracos que passariam despercebidos por um Attractive.

Olho na bomba
Bem, estão aí dois motivos para andar mais devagar com o Uno. O prêmio pela paciência é dado pelo discreto ponteiro no painel, que indica se o motorista está gastando muito ou pouco combustível através de uma simpática escala laranja e verde. Mas todo o esforço do WebMotors em manter a agulha na parte mais baixa do indicador não resultou em um índice impressionante.

Em nosso ciclo urbano, com o ar-condicionado ligado em 50% do tempo, o Uno Economy cravou 9,2 km/l com etanol. Índice notável em relações à alguns de seus (beberrões) rivais, mas distante dos 11,3 km/l divulgados pela Fiat. Tudo bem, os índices de fábrica são feitos quase em CNTP, mas esperávamos mais do Uno – ainda mais quando se tem o mesmo nome do econômico Mille.

Mirou em um, acertou em outro
Mas a Fiat não precisa tirar o sobrenome Economy do Uno. Ele pode até não ser muito econômico na hora de abastecer, mas é na hora de comprar. Seu concorrente mais próximo, o Peugeot 207, custa R$ 3.530 a mais do que o Uno Economy equipado com os mesmos acessórios (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas). Além disso o Uno tem a seu favor o projeto mais moderno e mais opções de cores sólidas – cinco, contra duas do 207. O Chevrolet Corsa (R$ 35.083 com os mesmos acessórios) seria um concorrente de peso, mas sua produção tem data marcada para acabar.

FICHA TÉCNICA – Fiat Uno Economy 2012
MotorQuatro cilindros em linha, dianteiro, transversal, 8 válvulas, 1.368 cm³
Potência85 cv (gasolina) / 88 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque122 Nm / 12,4 kgfm (gasolina) / 123 Nm / 12,5 kgfm (etanol) a 3.500 rpm
CâmbioManual, com cinco marchas
TraçãoDianteira
DireçãoPor pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica opcional
RodasDianteiras e traseiras em aro 14” de aço (liga-leve de 14'' opcional)
PneusDianteiros e traseiros 175/65 R14
Comprimento3,77 m
Altura1,48 m
Largura1,64 m
Entre-eixos2,38 m
Porta-malas280 l
Peso (em ordem de marcha)914 kg (2P) / 925 Kg (4P)
Tanque48 l
SuspensãoDianteira independente, tipo McPherson; traseira dependente, tipo eixo de torção
FreiosDisco sólido na dianteira e tambor na traseira, ABS opcional
PreçoR$ 28.350 (2P) a R$ 30.190 (4P)

Fonte:  http://www.webmotors.com.br 
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